Home » Notícias » Brasil » Ciclovia da Avenida Niemeyer é inaugurada à beira-mar, no Rio de Janeiro

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

(Foto: Márcio Mercante/Estadão Conteúdo)

Via para ciclistas com 3,9 km liga o Leblon a São Conrado, na Zona Sul. Batizado de ‘Tim Maia’, complexo cicloviário chegará até a Barra.

Os ciclistas já podem usufruir, a partir deste domingo (17), da ciclovia às margens da Avenida Niemeyer, que liga os bairros de São Conrado e Leblon, na Zona Sul do Rio. A faixa para os ciclistas que passa aos pés do Vidigal é a primeira fase do Complexo Cicloviário Tim Maia, que irá até a Barra da Tijuca. A segunda parte será concluída no primeiro semestre deste ano, quando será encerrada a ciclovia do Joá.

A ciclovia da Niemeyer tem 3,9 quilômetros e vista para o mar. Ela chegou a receber críticas de arquitetos por encobrir a vista do mar para os motoristas que trafegam pela avenida. Além disso, em vários trechos ela não tem calçada.

Com construção iniciada em junho de 2014, a ciclovia teve custo de R$ 44,7 milhões e, segundo a Prefeitura do Rio, deve atender até 70 mil pessoas por dia.

Complexo Tim Maia
O trajeto total, do Leblon à Barra, terá sete quilômetros de extensão, mas ainda não tem data exata para ser inaugurado.

Grande parte da ciclovia — nos bairros do Leblon e São Conrado — já existiam e foram incluídas no complexo cicloviário que ganhou o nome de Tim Maia porque, no projeto original, vai ligar o Rio “Do Leme ao Pontal”, exatamente como na canção imortalizada por ele.

No início do ano, como mostrou o Bom Dia Rio, cariocas e turistas já dividiam o espaço com os operários. Em nota na ocasião, a prefeitura do Rio informou que o uso da pista durante as obras não era proibido, mas sim indevido.

Fonte: G1 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


Categorias