Home » CARNAVAL 2016 » Esquema de segurança para o Carnaval começou nessa quinta-feira com mais de 15 mil PMs 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

O esquema especial de segurança da Polícia Militar para o Carnaval começou nesta quinta-feira (4), com 15.464 homens nas ruas do Rio de Janeiro. Os agentes vão contar com 3.974 viaturas em todo o estado. Serão 122 policiais e 642 carros a mais do que no ano passado.

De acordo com a corporação, 529 militares foram escalados para trabalhar nos arredores do Sambódromo e do Terreirão do Samba de sexta-feira (5) a terça-feira (9). O policiamento a pé acontecerá em locais de grande concentração de foliões, desfiles de escolas de samba, blocos populares e áreas externas de clubes.

O Grupamento Aeromóvel (GAM) utilizará quatro aeronaves, que vão sobrevoar a cidade do Rio, especialmente locais onde serão realizados eventos. Será dada atenção especial a áreas como a orla e vias especiais.

O reforço no policiamento da Operação Verão será mantido em toda a orla da capital (Zona Sul, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes). O Centro Integrado de Comando Móvel, que ficará no Arpoador, receberá imagens captadas em tempo real por aeronaves do GAM. O Comando da Polícia Militar vai monitorar e coordenar o esquema de policiamento durante todos os dias de carnaval no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Praça Onze.

Na Zona Norte do Rio, os desfiles dos blocos que acontecem na Avenida Intendente Magalhães e na Rua Cardoso de Moraes, em Bonsucesso, também terão patrulhamento reforçado. Na Lapa, haverá grupos de PMs no Corredor Histórico Cultural, nos palcos dos Arcos e na Cinelândia. O Aterro do Flamengo receberá reforço nas proximidades do Monumento aos Pracinhas. PMs  vão garantir a segurança dos foliões e atuar no controle dos ônibus de turismo. Na Região dos Lagos, os pontos turísticos receberão reforço.

O Policiamento Montado (RPMont) será empregado com duplas de policiais, e o Batalhão de Ações com Cães (BAC) também intensificará o policiamento nos locais de maior concentração de pessoas, entre eles, Cinelândia, Arcos da Lapa e Central do Brasil.

Na sede do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), em Copacabana, haverá esquema especial para garantir o atendimento aos visitantes. O policiamento será reforçado nos pontos turísticos mais visitados.

O Batalhão de Choque (BPChq) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) terão parte do efetivo dedicado a atuar em situações emergenciais. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vai atuar com 323 homens por dia. Haverá reforço nas vias especiais, como Avenida Brasil e linhas Amarela e Vermelha.

O Comando de Polícia Ambiental (CPAm) também vai intensificar  o policiamento nos parques estaduais, na Floresta da Tijuca, Região dos Lagos e Ilha Grande. Serão empregados ainda dois jetskis e uma lancha da Unidade de Policiamento Ambiental Marítimo (UPAm). As bases das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), terão reforço com 3.359 policiais.

A operação de segurança contará com duas unidades móveis do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Uma ficará no Sambódromo e a outra na Operação Praia. As bases terão câmeras termais, com capacidade para identificação de armas.

Segundo a corporação, para garantir o esquema de segurança, os policiais tiveram as férias suspensas. Além disso, os agentes que trabalham na área administrativa estarão escalados para reforçar o patrulhamento.

Nesta sexta-feira (5), as escolas do Grupo de Acesso começam a desfilar na Marquês de Sapucaí. Esse ano, a expectativa é que 1,026 milhão de turistas venham para a Cidade Maravilhosa neste período. A previsão é que seja injetando cerca de R$ 3 bilhões na economia.

Ao todo, serão 130 blocos para cair na folia. Segundo dados da Prefeitura do Rio, no total serão 505 blocos animando as ruas da cidade com cerca de 650 desfiles durante o período de folia.

Fonte: Esquema de segurança para o Carnaval começa hoje com mais de 15 mil PMs – Manchete Online

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


Categorias