Home » AÇÃO SOCIAL » Estudantes em Macaé, RJ, caminham pela paz e abraçam escola

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

 (Foto: Maurício Porão/Prefeitura de Macaé)

Passeata seguiu pela Av. Amaral Peixoto até a unidade Ancyra Gonçalves. Alunos esperam que ação conscientize e evite conflitos na escola.

Estudantes de Macaé (RJ) fizeram uma passeata pela paz nesta quinta-feira (2) e deram um grande abraço na Escola Ancyra Gonçalves Pimentel. Com faixas e cartazes em prol da cidadania e segurança, os alunos percorreram a Avenida Amaral Peixoto e continuaram as atividades na quadra da escola. A programação, segundo a Prefeitura, continua pelos próximos dias visando coibir confllitos na unidade por meio da conscientização.

Alunos e profissionais do colégio participaram de pesquisas e elaboraram produções, que foram fixadas nas paredes da unidade.

Bruno de Oliveira Almeida, de 16 anos, estudante da sala de recursos multifuncionais, ergueu seu cartaz com chamamento para paz e amor. “É muito bom morarmos e estudarmos em um lugar de tranquilidade e amizade”, contou o aluno do 7º ano.

Os amigos Kaike Santos, 12 anos e Luís Felipe Paulo, 11 anos, distribuíram mensagens alusivas à paz. “Queremos viver em um mundo sem violência”, falou Felipe, que estuda no 6º ano.

A professora de Ciências, Cláudia Correa, explicou que a reflexão é primordial para a mudança na sociedade. “Diante de palestras, passeata e o encontro, todos se sentem ainda mais envolvidos e valorizados na escola, que atende estudantes de diversas vivências e realidades”, explicou.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a ida para as ruas é uma forma democrática de lutar por uma boa convivência.

A aposentada Angela Veiga, que mora no bairro Miramar há 60 anos, elogiou a atitude dos alunos e funcionários da escola.

“Todos os dias vejo os estudantes passarem pelo meu portão. Fico pensando no futuro deles e como eles andam na escola. Me preocupo com nossos jovens. A passeata é a chance deles se mobilizarem para viver e estudar em um lugar mais calmo”, comentou, antes de receber um folder com pedido de paz.

Programação
As próximas ações da escola seguem no decorrer deste mês de junho. Na segunda-feira (6), os alunos do projeto “Produzindo Autonomia”, que  transforma o óleo usado em sabão, estarão na Semana da Saúde na Universidade Estácio de Sá. Já no dia 8, os professores vão fazer parte de dinâmicas, terapia artística e relaxamento, às 10h30. Todas as atividades visam a formação da cidadania e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

O projeto “Ancyra pela Paz” encerra nesta sexta-feira (3), mas o diretor, Éder Peçanha, disse que os valores e ações trabalhados na programação terão continuidade nas atividades pedagógicas do ano letivo. “Ficamos satisfeitos  com a adesão do trabalho. Temos várias ações que visam contribuir com a melhoria do cotidiano escolar”, observou.

Fonte: G1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


Categorias