Home » Dança » II Festival de Dança Africana e Afro-Brasileira começa nesta 5ª em Macaé 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

festivaldancamacaeEvento será realizado no Centro Cultural Rinha das Artes em Macaé.Festival abrirá mês da consciência negra.

O II Festival de Dança Africana e Afro-Brasileira de Macaé (RJ) será realizado nesta quinta-feira (3) a partir das 13h, no Centro Cultural Rinha das Artes. O festival abrirá o mês de novembro quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. De acordo com a organização, o evento será gratuito.

A programação é direcionada aos alunos do 1º ao 9º ano, Ensino Médio e atendidos pelos módulos da  Coordenadoria Especializada de Apoio ao Escolar (CEMEAES) da rede municipal, estadual e privada. A proposta do evento é incentivar a valorização histórica cultural da população negra brasileira nas unidades de ensino. A expectativa da coordenação é contar com a participação de cerca de 50 escolas.

A segunda edição do festival também tem propostas de incentivar a valorização histórica cultural da população negra brasileira nas unidades de ensino. Serão apresentadas coreografias inéditas dos gêneros e estilos musicais africano e afro-brasileiro.

Os alunos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas na área de dança e cultura indígena brasileira e/ou latina americana. Entre os critérios avaliados estão criatividade, empatia, domínio coreográfico, fidelidade histórico cultural e interpretação.

Todos os alunos receberão certificados de participação. As três melhores coreografias serão premiadas com troféus para as escolas. Com a realização do festival, a intenção da rede municipal é revelar talentos e promover a integração entre escolas e estudantes.

Outras propostas são estimular a criatividade coletiva e individual; a produção coletiva e a socialização; promover a circulação de bens culturais; incentivar a criação e manutenção de espaços tendo a dança como forma de arte nas escolas.

Serviço:
II Festival de Dança Africana e Afro-Brasileira
Local: Centro Cultural Rinha das Artes, Macaé
Data: Quinta-feira (3)
Horário: Às 13h
Entrada franca

Fonte: G1 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


Categorias