Home » Notícias » Brasil » Rio de Janeiro » Região dos Lagos » Araruama » MINISTÉRIO DA SAÚDE PROMOVE EM ARARARUAMA O DIA D DE COMBATE A DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZICA 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Em Araruama, o Dia D será realizado na sexta-feira, dia 18, de 9h às 12 horas, na Praça da Bíblia.

O aumento de casos registrados de dengue, zika e chikungunya em todo o país levou o Ministério da Saúde a mobilizar os agentes de saúde para o Dia Nacional de Mobilização contra as três doenças. Em Araruama, o Dia D será realizado na sexta-feira, dia 18, de 9h às 12 horas, na Praça da Bíblia.

O evento contará com a participação de agentes de combates a endemias e agentes de saúde, que estarão dando orientações e realizando palestras e exposição de laboratório. Uma caminhada também será realizada com distribuição de informativos sobre a prevenção à doença para a população. Mudas de citronela também serão distribuídas.

As três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito. A dengue é a mais comum e conhecida, tendo como principais sintomas dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dor nas articulações, náuseas e vômitos, perda de peso, dor de cabeça, febre alta, sangramento na gengiva e nariz. A febre chikungunya tem como sintomas manchas vermelhas, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dor de cabeça, febre alta e dor muscular. O zika vírus é caracterizado por ocorrências de dor muscular, dor nas articulações, olhos vermelhos, dor nas costas, dor de cabeça, febre baixa e lesões com pontos brancos e vermelhos na pele. O tratamento para todos os casos é repouso e reposição de líquidos.

As ações preventivas para evitar a proliferação do mosquito são a melhor forma de combater as doenças. Para isso, é importante retirar a água de vasos colocando areia no pratinho, manter os baldes e garrafas com as bocas viradas para baixo, tapar os toneis e depósitos de água, fechar e tampar a as caixas d’água, retirar a água das lajes e colocar pneus velhos em local coberto para evitar acúmulo de água.

Fonte: G1 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


Categorias