Home » Notícias » Brasil » Rio de Janeiro » Região dos Lagos » Arraial do Cabo » Mutirão de combate ao Aedes aegypti começa na 4ª em Arraial do Cabo, RJ

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

aedes5Secretaria de Saúde da cidade quer combater dengue, chicungunya e zika. Sítio, Figueira e Caiçara serão os primeiros a receberem mutirão.

Começa nesta quarta-feira (9), o mutirão de combate ao Aedes aegypti, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. O mosquito é transmissor da dengue, do zika vírus e do chicungunya. O mutirão, promovido pela Secretaria de Saúde, reunirá agentes de endemia e agentes comunitários de saúde. Cerca de vinte pessoas trabalharão em campo, no combate ao mosquito.

Além da aplicação de larvicidas será feita também a busca e identificação dos focos. O grupo fará concomitantemente, uma campanha educativa, através da distribuição de panfletos educativos. O Sítio será o primeiro bairro a receber o mutirão, nesta quarta (9). Em seguinda, o bairro Figueira e Caiçara recebem a ação na quinta (10) e sexta (11), respectivamente.

O chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Arraial do Cabo, Alberto Favilla, enfatizou que a campanha só terá o resultado esperado se a população fizer a sua parte. “A participação dos munícipes é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de combate ao vetor transmissor da dengue, zika vírus e chicungunya,” alertou Favilla.

As recomendações são: não deixar recipientes com água parada nos quintais de casa; colocar areia nos pratos dos vasos de plantas; não deixar garrafas e latas com a “boca” virada para cima; tampar bem as caixas d’água e, caso possua pneus velhos, não deixá-los na chuva.

No município de Arraial do Cabo foram registrados este ano 21 casos clínico- epidemiológicos (não laboratoriais) de zika virus e 35 de dengue. Não houve registros de chicungunya.

Segundo o Governo do Estado, os principais sintomas das doenças são: febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Fonte: G1 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


Categorias