Home » Notícias » Ponte Rio-Niterói deve receber 1,8 milhão de carros no fim do ano

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Até 10 de janeiro, 1,4 milhão de passageiros devem passar pelo Galeão. SuperVia terá 26.400 lugares adicionais para a madrugada de 1º de janeiro.

A concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, calcula em cerca de 1,8 milhão o número de veículos que vão passar pela ponte nos dois sentidos da quarta-feira (23) até 4 de janeiro, por causa das festas de fim de ano.

Na semana do Natal, a estimativa de pico é na quarta, quando cerca de 88 mil veículos seguirão em direção a Niterói e às praias da Região dos Lagos. Para a semana do Ano Novo, o maior movimento no mesmo sentido será o dia 30, quando 91 mil veículos cruzarão a Ponte, estimou a Ecoponte.

Para a volta, os dias de maior movimento serão domingo (3) e segunda (4), quando cerca de 175 mil veículos passarão pela ponte em direção ao Rio. Para a volta da Região dos Lagos, segundo a Ecoponte, a melhor opção será no sábado (2), quando 67 mil veículos seguirão em direção ao Rio.

A Ecoponte recomenda verificar as condições do tráfego antes de acessar a  Ponte Rio-Niterói. A concessionária disponibiliza gratuitamente as informações no aplicativo do Grupo EcoRodovias nas plataformas iOs (iPhones, na App Store) e Android (demais smartphones, na Play Store). É possível acompanhar a situação do trânsito ainda no perfil do Twitter@_ecoponte e no site www.ecoponte.com.br.

Segundo a Ecoponte, em caso de pane mecânica na Ponte, os usuários devem priorizar a parada nos recuos de emergência que existem ao longo da rodovia. Caso não seja possível, a recomendação é parar na faixa da direita, ligar o pisca-alerta, desembarcar pelo lado do carona (todos os ocupantes) e permanecer 20 metros após o veículo, encostando na mureta lateral. O telefone 24h para emergências é o 0800 77 76683.

Trens
A SuperVia preparou uma operação especial para atender os passageiros nos feriados de Natal e Réveillon. Na quinta-feira (24) e na quinta (31), vésperas de Natal e Ano Novo, os trens da SuperVia vão circular entre 4h10 e 21h10, de acordo com o intervalo e horário planejado para cada ramal. Nesses dois dias, a concessionária disponibilizará quatro trens extras no horário da manhã para os ramais Japeri (4h24), Santa Cruz (4h42), Saracuruna (4h55) e Belford Roxo (5h15). As viagens extras terão como destino a Central do Brasil e farão o serviço parador (embarque e desembarque em todas as estações). Na sexta-feira (25), feriado de Natal, os trens circulam com grade horária de feriado, entre 4h30 e 20h30.

A SuperVia informou que vai disponibilizar 26.400 lugares adicionais durante a madrugada de 1º de janeiro. No total, serão 11 viagens extras, em trens com ar-condicionado, que partirão da Central do Brasil e atenderão à população com destino a Baixada Fluminense, Zona Norte e Zona Oeste. As composições para o ramal Japeri partirão às 2h20, 3h, 4h e 5h. Já as viagens com destino ao ramal Santa Cruz serão realizadas às 2h40, 3h30, 4h30 e 5h30, e, no ramal Saracuruna, os trens seguirão viagem às 3h, 4h e 5h. Todos os trens farão o serviço parador e as viagens dos ramais Japeri e Santa Cruz também atenderão as estações do ramal Deodoro.

As estações Central do Brasil e Madureira (que permitem integração com metrô e ônibus BRT) estarão abertas para embarque, a partir de 1h50 e 2h20, respectivamente. Na madrugada, as demais estações do sistema ferroviário funcionarão apenas para desembarque de passageiros. Para evitar filas, a SuperVia orienta os passageiros a adquirirem as passagens de ida e volta conjuntamente.

A grade horária da circulação dos trens pode ser consultada na seção “Planeje a Sua Viagem”, disponível no aplicativo e no site da concessionária www.supervia.com.br, ou por meio do SuperVia Fone, no número 0800 726 9494 (24 horas por dia).

Galeão
Entre 18 de dezembro e 10 de janeiro, cerca de 1,4 milhão de passageiros que chegam ou partem do Rio de Janeiro para as festas de fim de ano devem passar pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, segundo cálculos do RIOgaleão, a empresa que administra o terminal. Entre dezembro e março, a concessionária mantém o Plano de Contingência para a alta temporada em parceria com os cessionários, órgãos públicos e de controle do espaço aéreo.

O efetivo operacional terá um incremento de cerca de 11% nesse período e os horários dos serviços de alimentação foram adequados para atender à demanda, assim como houve reforço na disponibilidade de táxi e no atendimento para informação aos passageiros.

“Por ser um período naturalmente agitado, devido às festas, ao verão e às férias escolares, é imprescindível que possamos garantir a todos uma experiência no RIOgaleão plenamente agradável. Mobilizamos esforços, inclusive ao longo do ano que passou, para que os viajantes encontrem um aeroporto preparado para recebê-los”, disse Herlichy Bastos, diretor de operações do RIOgaleão.

A concessionária informou que investiu R$ 12 milhões na modernização do sistema de ar-condicionado. Seis equipamentos estarão funcionando plenamente durante a temporada de maior calor da cidade – mais que o dobro do que operava no mesmo período de 2014. Já no sistema elétrico, foram investidos R$ 13 milhões para garantir pleno funcionamento do fornecimento de energia, segundo o RIOgaleão. Foram compradas 32 novas pontes de embarque móveis, 16 para cada terminal e 11 já instaladas e operando no Terminal 1.

Fonte: G1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


Categorias