Home » Notícias » Brasil » Rio de Janeiro » Região dos Lagos » Cabo Frio » Universidade de Cabo Frio, RJ, recebe programação sobre meio ambiente

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

uvaSemana do Meio Ambiente será comemorada com palestras e filmes. Objetivo é provocar reflexão sobre as responsabilidades da preservação.

A Semana do Meio Ambiente, iniciada nesta segunda-feira (1º) vai receber destaque na Universidade Veiga de Almeida em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, com palestras e atividades. Com o tema “Manejo Sustentável da Água”, a programação quer fazer com que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral reflita sobre as responsabilidades pessoais e coletivas em relação à preservação. A Semana do Meio Ambiente tem como objetivo celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado 5 de junho.

As atividades iniciam com uma edição especial da Mostra de Filmes MADrE – Meio Ambiente, Direitos e Educação. A partir das 8h, o documentário “A Pesca Tradicional em Armação dos Búzios”, do historiador Guilherme Moreira, será exibido no auditório principal, seguido de uma mesa de debates sobre a gestão da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Araruama. Além do professor Guilherme, já confirmaram presença no debate a secretária de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad, e Arnaldo Vilanova, que integra a diretoria do Comitê das Bacias Hidrográficas Lagos-São João, e o professor Luiz Teixeira intermediará as discussões. A segunda sessão da MADrE tem início às 19h, com a exibição do documentário “O Mico-Leão Dourado de Cabo Frio”, seguida de um debate com o diretor do filme, Marcelo de Paula.

Na quarta-feira (3) das 9h às 11h, a oceanógrafa e primeiro-tenente da Marinha Yaci Gallo Alvarez, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, de Arraial do Cabo, ministrará a palestra Amazônia Azul. A partir das 18h, o professor Pedro Paulo Pinheiro falará sobre um problema cada vez mais comum na costa brasileira, a contaminação do ambiente marinho por derivados de petróleo. Às 20h, as discussões seguem com o tema “Gestão dos Recursos Hídricos da Região dos Lagos”. Para o debate, foram convidados o secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, André Correa, o presidente da Prolagos, Carlos Roma Júnior, a superintendente do Inea na Região dos Lagos, Márcia Simões, e a presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas Lagos-São João, Dalva Mansur.

De acordo com a universidade, no decorrer do mês haverá, ainda, visita técnica de alunos a uma estação de tratamento de água e esgoto, caminhada ecológica para observação de aves na Área de Proteção Ambiental da Serra de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e recolhimento de microlixo na Lagoa de Araruama, no entorno do campus.

Fonte: G1 – Universidade de Cabo Frio, RJ, recebe programação sobre meio ambiente – notícias em Região dos Lagos

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


Categorias