Home » Notícias » Brasil » Rio de Janeiro » Região dos Lagos » Cabo Frio » UPA do Parque Burle, em Cabo Frio, RJ, não atende mais a população

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

ScreenShot004Quem buscou a unidade teve que ir para o HCE ou Hospital da Criança.Porta está fechada e aparelhos de ar condicionados foram recolhidos.

Um aviso na porta Unidade de Pronto Atendimento do Parque Burle, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, indica que, a partir deste sábado (19), atendimentos ambulatoriais, de pediatria, urgência e emergência, serão feitos em outras unidades de saúde. De acordo com funcionários que estavam de plantão, cinco pacientes graves continuam internados, mas o local está fechado para novos casos.

Segundo o papel colocado na entrada da UPA, cuja porta está fechada com uma tranca improvisada, atendimentos ambulatoriais, urgência e emergência, serão feitos no Hospital Centro de Emergências e no Hospital do Jardim Esperança. O HCE foi reinaugurado nesta manhã. Já a ala pediátrica foi transferida para o Hospital da Criança.

Os pacientes que ainda estão internados na UPA aguardam transferência, mas os aparelhos de ar condicionado já foram retirados do local. Quem chega na UPA não consegue mais atendimento.

“Meu filho está desde a madrugada com febre, vomitando, aí agora eu cheguei em casa, peguei pra trazer na emergência porque não passou a febre dele e tá saindo manchinhas. Por causa dessa zica, a gente já fica com o pé atrás […] Uma vergonha, muito vergonhoso”, declarou Elkelene Holanda, que buscou a unidade.

Davi Santiago esteve na unidade com o filho e também não conseguiu atendimento: “Agora é o quarto lugar que a gente vem. Me empurraram para outros lugares”.

No início de dezembro, a Justiça determinou que a prefeitura mantivesse o funcionamento das duas UPAs da cidade até, pelo menos, fevereiro de 2016, quando termina a alta temporada. O pedido foi feito pelo Ministério Público após visitas à Unidade do Parque Burle em novembro.

Adriana Rodrigues, diretora do HCE, confirma as informações dos plantonistas e diz que a transferência seria comunicada na segunda-feira. Segundo ela, uma faixa seria colocada informando que é necessário se dirigir ao HCE.

“Nós abrimos aqui o HCE, até porque, a UPA estava com poucos pacientes, e por ser final de semana e Cabo Frio não estar com tanta gente assim, pro pessoal já começar a saber, inclusive os bombeiros, a gente preferiu abrir no final de semana. Segunda-feira todo mundo já está ciente”.

Hospital Central de Emergências
O HCE, que fica no bairro São Cristóvão, foi reinaugurado no início de setembro, mas não entrou em funcionamento devido às obras na unidade. O hospital foi reaberto neste sábado e, segundo a diretora, tem condições de atender os pacientes que iriam para as UPAs.

“Antes era o PU, antes não existia UPA. Fechou o PU, que hoje é o HCE para abrir a UPA. Foi uma burrice na época, entendeu? Tem condições tranquilamente de funcionar normalmente, ou melhor ainda que a UPA”.

Fonte: G1

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


Categorias