Home » Notícias » ZICA – APENAS O COMEÇO? – REGIÃO DOS LAGOS | Dr Flávio Felicíssimo –

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

No meu último Plantão Médico aqui na cidade de Iguaba Grande – Região dos Lagos – RJ, fiquei alarmado com a quantidade de casos de Pacientes que atendi que poderiam ser muito bem diagnosticados como de infecção por Zika Vírus. (não dispomos ainda de testes rápidos confirmatórios).

Uma quantidade impressionante de pessoas com os sintomas típicos da doença. Muitos ainda achando se tratar de Dengue.

Com a confirmação de que o surto de Microcefalia que assistimos é realmente devido ao Zika Vírus, e como ainda não possuímos qualquer tipo de confirmação desta anomalia a longo prazo, é muito importante que passemos adiante a seguinte informação as mulheres em idade fértil: NÃO ENGRAVIDEM! ADIEM SEUS PLANOS DE GESTAÇÃO! AUMENTEM SEUS CUIDADOS ANTICONCEPCIONAIS!

E se estiverem grávidas redobrem os cuidados quanto às picadas de mosquito! Vale o uso de repelentes, roupas longas, e o cuidado já tão alardeado de controle dos focos do mosquito!

Recentemente foi confirmado a existência do Vírus no leite materno e sêmen, porém não podemos confirmar este tipo de contaminação. Muitas outras viroses também se comportam assim e, no entanto não há qualquer aumento de riscos de contaminação.

Seja como for, muito ainda deverá ser esclarecido desta doença. Acredito que possa ser apenas o começo: Síndrome de Guillain-Barré, Epilepsia, Lesões Dérmicas, Lúpus…

Estamos lidando com um ser vivo, que se adapta, que se associa a outros Vírus (lembrem-se que o Mosquito pode carregar 04 sorotipos de Dengue e o Chikungunya).

A todas as amigas e amigos do Facebook, passem adiante a informação de que as mulheres devem evitar a gravidez, até que novos estudos fiquem conclusos!
‪#‎ficaadica‬ ‪#‎passeadiante‬ ‪#‎eviteengravidar‬

ZICA

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail


2 thoughts on “ZICA – APENAS O COMEÇO? – REGIÃO DOS LAGOS | Dr Flávio Felicíssimo –

Comments are closed.

Categorias